5G. A evolução que chegou para beneficiar milhões de usuários com a super velocidade da rede móvel

Publicidade

A rede 5G é uma grande evolução das redes móveis nos smartfones no mundo todo. Essa rede foi desenvolvida para suportar diariamente bilhões de informações trocadas por vários dispositivos moveis mundialmente.  

Publicidade

Portanto, essa tecnologia é uma evolução da antiga banda larga. O 5G foi feito para potencializar o uso da rede de internet atual mais conhecido como 4G. Essa troca de mensagem é feita simultânea e conta com  altíssima velocidade. Você que se interessa pela evolução tecnológica que vem tornando nossas vidas cada vez melhores, acompanhe este artigo e saiba mais sobre a novidade!  

O que é o 5G?  

A rede 5G é a mais nova rede de internet móvel do mercado, com a maior velocidade de cobertura, podendo fazer unploads e downloads com uma conexão estável. A ideia surgiu para que essa rede móvel pudesse aguentar a quantidade de aparelhos conectados simultaneamente pelo mundo todo. Em outras palavras, o intuito é trazer melhoria de navegação para usuários.

Segundo os especialistas, essa rede permitirá que mais de 1 milhão de pessoas estejam conectadas simultaneamente por metro quadrado. Portanto, essa tendência é feita para manter muitos aparelhos conectados como, carro, celular, computadores, maquinas e muitos outros que utilizam a tecnologia da internet.  

Essa rede é a mais nova evolução das gerações 3G e 4G. Contudo, a diferença é que o 5G traz uma maior velocidade.  

Como vai funcionar essa rede 5G?  

A rede 4G, que é utilizada atualmente entrega uma velocidade de navegação nível médio de 33 Mbps (megabit), já o 5G chegará a uma velocidade maior, alcançando até 10 Gbps (Giga bits por segundo). Contudo, essa rede funciona através de frequências de telefonias de 3,5 Gigahertz (GHz). No entanto, a quinta geração da rede móvel é maior, entre 600 e 700 MHz (Megahertz).  

Portanto, essa rede fica acoplada a uma antena, que foi desenvolvida para funcionar em modo paralelo de conexões por segundo. Além disso, antenas instaladas em prédios altos, poderão cobrir em até 250 metros de distância.  

Quanto irá custar a rede 5G?  

Essa estrutura de utilização da rede 5G, não sairá por um preço muito acessível, no entanto, o investimento de valores corretos ainda não estão definidos. De acordo com especialistas, o valor estimado para a instalação desse produto será de cerca de 300 a 500 bilhões de euros. Por isso, um investimento desse porte deverá levar um bom tempo sendo estimado que a novidade poderá chegar até 2025 para ser utilizada em muitos países.  

Quais são os dispositivos que utilizarão dessa tecnologia?  

Assim como toda novidade, os preços não serão tão favoráveis, os lançamentos de qualquer produto tendem a ser caros, mas, ao passar dos anos ela ficará mais em conta tornando-se acessível para muita gente. Depois disso, os primeiros dispositivos que vão utilizar essa rede 5G será os smartphones 

Posteriormente, estima-se que futuramente esses valores diminuam, muitas pessoas terão acessos a eletrônicos que usarão a rede 5G. Como, por exemplo, pulseiras, relógios inteligentes, smartphones e muitos outros. Essa tecnologia poderá até substituir as redes de Wi-Fi futuramente.  

Quando teremos 5G no Brasil?  

A rede de telefonia Claro em parceria com uma empresa sueca, em julho de 2020 trouxe o 5G DSS (compartilhamento dinâmico de espectro), com compartilhamentos de frequências que já estão funcionando no Brasil.   

No entanto, a empresa Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) que aprova as novas tecnologias que entram no Brasil, essa rede só poderá ser entregue a população quando um leilão promovido pela empresa, para aprovar a distribuição do 5G acontecer.  O leilão deve ser o maior evento de radiofrequência do país. No entanto, este evento estaca programado para acontecer no final do ano passado (2020), mas, foi adiado por conta do coronavírus. Então, caso o evento ocorra, estima-se que a data será apenas no segundo semestre de 2021.

Em suma, essa tecnologia vai possibilitar praticidade e rapidez para todo mundo, graças ao 5G, que funcionará com milhões de aparelho conectados simultaneamente. O que achou da novidade? Preparado para tamanhã evolução? Deixe sua opinião aqui nos comentários e não deixe de acompanhar nossos conteúdos criados para quem ama informação segura e de qualidade! 

VEJA TAMBÉM: https://tecnologia.boasideias.com.br/sem-segurancas-ou-caixas-mercado-funciona-por-qr-code-totalmente-de-forma-autonoma-entenda/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*