Você sabe o que é o ChatGPT e como usar essa Inteligência Artificial?

Publicidade

Se você usa o Google hoje para fazer pesquisas e encontrar sites, no futuro o ChatGPT pode se tornar sua primeira escolha. O novo sucesso da inteligência artificial lançada no final de 2022 fez com o que os concorrentes tremerem de medo. Mas afinal: o que é, como usar e funciona o ChatGPT?

Publicidade

Esse artigo foi criado para esclarecer e tirar todas as suas dúvidas sobre esta ferramenta. Pelo menos por enquanto, é totalmente gratuito, mas há planos pagos disponíveis. A inteligência artificial do ChatGPT pode ser integrada a diversos outros aplicativos e serviços, o que pode representar uma mudança de paradigma em vários aspectos.

O que é ChatGPT?

GPTChat é um algoritmo baseado na IA (inteligência artificial)  foi criado por um laboratório americano de pesquisa em inteligência artificial em San Francisco chamado OpenAI. O nome ChatGPT nada mais é que uma sigla de “Transformador pré-treinado generativo” – um pouco como “transformador pré-treinado generativo”.

O algoritmo ChatGPT é desenvolvido com base em redes neurais e aprendizado de máquina, com foco em conversas virtuais. A ideia é que ele possa potencializar a experiência e funcionalidade oferecidas por assistentes virtuais como Alexa ou Google Assistant. O sucesso da ferramenta está em oferecer aos usuários uma maneira fácil de conversar e obter respostas.

A arquitetura do ChatGPT é baseada em uma rede neural chamada Transformer, projetada especificamente para processamento de texto. O modelo de IA possui várias camadas, permitindo que a plataforma foque em palavras-chave, contexto e os diferentes significados que uma palavra pode ter. É um modelo de geração de texto extremamente avançado.

Afinal, quem criou?

A organização OpenAI foi fundada em 2015 como uma teoria sem fins lucrativos e tem recebido financiamento de várias empresas para desenvolver a tecnologia. Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX, também foi cofundador da OpenAI, mas deixou de fazer parte da empresa. Além dele, a lista também inclui Sam Altman, que comanda as operações; Peter Thiel, cofundador do PayPal; e Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, entre outros.

Como funciona o ChatGPT?

Como toda IA, o ChatGPT é baseado em informações que coleta na internet. Portanto, atualmente disponíveis na Internet são bancos de dados de algoritmos. A partir do cruzamento de critérios e informações, o ChatGPT transforma as consultas, dúvidas dos usuários, em respostas.

A grande diferença aqui é que essas respostas podem ser criativas. Por exemplo, quando perguntado sobre um assunto, a IA é capaz de contextualizar e elaborar textos, letras, poemas, contos, código de programação, receitas e muito mais, ao contrário dos buscadores que só retornam resultados.

Além disso, o algoritmo pode ser integrado a outros aplicativos por meio de APIs, alterando assim a experiência do usuário. Em outras palavras, não há necessidade de acessar um site para tirar suas dúvidas: elas podem ser incorporadas a serviços como Microsoft Word, WhatsApp, chatbots de atendimento ao cliente e muito mais.

Como usar o ChatGPT?

Se você nunca teve a chance de testar o Chat, aqui está um guia passo a passo para usar a ferramenta. Vale lembrar que agora está disponível em português, o que facilita a vida dos brasileiros. Outra menção importante é que o GPT Chat é gratuito, mas o serviço tem passado por alguma instabilidade devido ao alto tráfego.

Os planos pagos já estão disponíveis e custam cerca de US$ 20 por mês – cerca de R$ 100 mais impostos. A principal vantagem de pagar é o acesso prioritário aos algoritmos, mesmo quando a plataforma está lotada.

  1. Acesse o site oficial do ChatGPT;
  2. Na aba de início aperte em ‘’Try ChatGPT’’;
  3. Na tela, cliquem em ‘’Log In’’ e faça seu cadastro;
  4. O sistema possibilita que você acesse de três maneiras. 1) ter uma conta Google; 2) ter uma conta Microsoft; 3) criar uma conta na plataforma. Escolha sua opção favorita;
  5. Coloque nome e sobrenome e insira a opção em ‘’Continuar’’. Após isso concorde com os termos de uso e coloque que tem mais de 18 anos;
  6. Coloque o seu número de celular e não esqueça o DDD do país. Clique depois em ‘’Send Code’’ e coloco o código que chegou no seu SMS;
  7. Por fim, é só digitar a pergunta desejada no campo de busca localizado na parte inferior da página.

O ChatGPT será aperfeiçoado conforme o tempo

Para finalizar, não é possível atualmente confiar no ChatGPT para todas as decisões. Isso porque o próprio criador da plataforma alerta que as respostas que ele dá podem não ser precisas, e que o mecanismo ainda está em beta. Portanto, mesmo quando os resultados estão próximos do ideal, erros podem ocorrer.

A qualidade dos textos escritos pela plataforma, principalmente em português, ainda é inferior à produzida por profissionais. No entanto, a expectativa é que a IA continue a se desenvolver e, com o tempo, seja capaz de escrever textos mais complexos e difíceis de reconhecer como gerados por máquinas.

Veja também: Já imaginou qual será a próxima revolução tecnológica? A estimativa é sobre os computadores quânticos. Saiba mais!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*