Como criar e monetizar um podcast do zero?

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Primeiramente, vamos entender o que é um podcast? Pense em um programa de rádio feito por pessoas comuns, com diferentes temas. No entanto, ao contrário das estações de rádio tradicionais, você pode escolher qual tema da ‘’estação’’ que deseja ouvir o podcast. Só é preciso entrar em um aplicativo e selecionar o programa de podcast. Geralmente, é dividido em vários episódios. Embora, o podcast seja popular ha muitos anos, só explodiu no ano de 2019. Na verdade, esse período de crescimento foi tão grande, que esse ano já é considerado no Brasil o ano do podcast.

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Como o país se tornou um dos maiores consumidores de podcast, o esperado é que esse formato continue em expansão e a monetização seja algo mais comum. Então, caso esteja pensando em fazer um podcast e não sabe como rentabilizar esse projeto, continue acompanhando!

Como criar e monetizar um podcast do zero?
Como criar e monetizar um podcast do zero?

Como começar um podcast profissional?

Acima de tudo, para que o podcast se torne profissional e tenha monetização é preciso seguir uma sequência.  Isso significa que é preciso investir na produção e ter cuidado com processamento de detalhes importantes. A partir daí o podcast pode ser monetizado. Por isso, com o mercado cheio de concorrências, a audiência é ganha com aqueles que produzem mais conteúdos relevantes e interessantes. Abaixo listaremos tópicos que são considerados importantes para garantir uma produção de boa qualidade.

Equipamentos de ótima qualidade

Inicialmente, para fazer o podcast, é preciso de um bom microfone. Na verdade, este é o dispositivo mais importante para começar. Com isso, nesse formato a voz é mais importante, por se tratar de um conteúdo em que as pessoas vão escutar, o áudio deve ser claro e limpo. Ao dar o primeiro passo, de inicio pode deixar de lado os mais sofisticados e começar com um microfone que deixe o som isolado e que capture a voz com qualidade e sem ruídos.

Além disso, ter um computador bom, internet de qualidade e um local silencioso é fundamental para que não tenha interferências sonoras. Contudo, após essas dicas faça testes de voz. Existem milhares de programas e aplicativos como o Audacity que é possível ver a qualidade do áudio e acima de tudo é gratuito!

Tenha o projeto estruturado

Agora, que já sabe o que é um podcast, tem um rico conhecimento de um determinado campo e ainda por cima conhece os equipamentos necessários para conseguir uma qualidade “mágica”. Porém, só esse conhecimento ainda não é o bastante para ter uma boa monetização. Você pode começar a gravar apenas com isso? Pode. Mas, é importante que quando fizer esse projeto, é preciso organizar desde o começo. Pensando nisso, alguns itens a seguir precisam ser colocados em prática, como:

  • Defina um tema geral para os seus conteúdos pensando no que o público quer escutar;
  • Organize os formatos que utilizará, por exemplos, entrevistas, conversas com participantes, individual ou apresentações;
  • Escolha um nome e uma marca que seja reconhecido conforme o crescimento;
  • Faça roteiros dos assuntos, principalmente vinhetas para começar, apresente o tema aos convidados e de uma transição para outro utilize a vinheta para separar devidamente os assuntos.

Pense que quanto mais profissional for o podcast maior será o engajamento e as monetizações.

Aprimore e estude

A monetização de podcasts exigirá que você sempre procure maneiras de crescer e melhorar, seja usando novos formatos de produção ou vozes e apresentações aprimoradas. Por isso, jamais deixe de:

  • Estudar e melhorar o conhecimento do assunto abordado;
  • Melhorar a voz fazendo cursos de oratória e exercícios para cuidar da voz;
  • Análise o mercado de podcast e veja se os ouvintes estão curtindo o seu. Caso eles deem feedback de melhorias, procure mudar;
  • Inove e fique atento as tendencias atuais de podcast, saiba também sobre como usar as técnicas de

Faça o marketing do podcast

Primeiro, utilize as mídias sociais para criar páginas e perfis para seu conteúdo e use-as para promover publicações e conteúdo. No entanto, para esse formato pode ser criado também um site para centralizar e promover a marca para os anunciantes entrarem em contato. O investimento de SEO em áudio também é muito importante, procure inserir as palavras-chave mais pesquisadas sobre os temas que você irá abordar em seu podcast.

Uma pesquisa feita pelo IBOPE 40% das pessoas que possuem internet em casa já escutaram um podcast, equivalente a 56 milhões de pessoas, e 31 milhões escutam frequentemente. Nessa pesquisa foram apontadas plataformas mais acessadas para podcast, sendo elas:

  • 42% de usuários no Youtube;
  • 32% de ouvintes no Spotify;
  • 7% na plataforma Google Podcast;
  • 5% no Apple Podcast;
  • 3% SoundCloud;
  • 3% Deezer;
  • 2% CastBox;
  • 1% Podcast Addict.

Essa é uma tecnologia que poucas pessoas conhecem, então vale a pena o investimento. Talvez você não consiga colocar seu podcast no mecanismo de busca primeiro?

Formas de monetizar o podcast

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não existe uma ou duas maneiras de ganhar dinheiro com podcasts. Na verdade, existem vários. Você pode usar apenas um ou todos, a escolha é sua.

  • Contribuições voluntarias;
  • Disponibilize espaço para anunciantes;
  • Consiga patrocínios;
  • Venda produtos das marcas.

Em suma, o conceito do podcast é distribuir alternativas de entretenimento e conhecimento pela internet. Além de transformar esse formato em renda. Então, coloque todas as dicas em prática e ofereça sempre conteúdos relevantes para atrair audiência.

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