Entenda o que é TI e todos os conceitos que estão por trás desse termo

Publicidade

Você com certeza já ouviu falar sobre TI (Tecnologia da Informação), mas sabe sobre o que esse termo se refere? Com a Revolução Industrial e o crescimento dos meios digitais e eletrônicos, surgiram novas ferramentas que possibilitaram o crescimento do setor de tecnologia da informação. Dessa forma, esse crescimento permitiu que houvesse o avanço de diversas áreas de TI, oferecendo a cada dia mais espaço e novas oportunidades para grandes talentos do mercado.

O que é TI?

Publicidade

A tecnologia da informação nada mais é do que o setor que abrange todo o conjunto de atividades ou soluções relacionadas aos recursos computacionais. Esses recursos possuem o objetivo de obter, gerenciar, armazenar, processar, e proteger o uso de dados e informações, auxiliando o usuário a alcançar determinados objetivos.

Vale lembrar que a tecnologia da informação não possui apenas uma função, mas sim, várias e por isso não deve ter apenas uma definição. Além disso, ela está presente em diversos nichos e segmentos do mercado, impactando diretamente em todos os setores de uma organização.

Evolução da tecnologia da informação

A tecnologia da informação teve seu início por volta de 1960, quando o termo popularmente conhecido era “processamento de dados”. Na época, grande parte das empresas concentravam seus dados em sistemas de controle operacional, entretanto, com a ajuda da TI, as empresas vêm integrando seus sistemas com recursos mais modernos atualmente.

Vale lembrar que hoje em dia, uma preocupação constante que está sempre ao redor da tecnologia da informação, é a segurança. Um exemplo são as diversas empresas do varejo como a Renner e Americanas que foram alvos de ataques de hackers recentemente que causaram um prejuízo de milhões.

Benefícios para as organizações

O crescimento desse setor é de extrema importância para o comércio, prestadores de serviço e outras áreas do mercado. Essa importância se dá por conta dos benefícios que a tecnologia da informação pode oferecer, como organizar informações e conhecimentos, permitir a troca de experiências e fornecer as soluções necessárias para otimização de diversos setores.

Para incorporar a TI com sucesso na empresa, é importante rever os sistemas que já são utilizados e adequar de acordo com as mudanças constantes do mercado, utilizando a tecnologia ao seu favor. É importante ressaltar que as redes são peças-chave na integração das atividades da organização, além de possuírem grandes capacidades para armazenar todos os dados necessários.

Tendências para o futuro

Existem diversas tendências de mercado surgindo para incorporar no futuro da tecnologia da informação. Entre essas tendências, podemos observar a necessidade de cada vez mais automatizar as tarefas do dia a dia e reduzir as interações humano-computador durante a realização, de forma que otimize e simplifique alguns processos.

Contudo, outra tendência para o futuro que já é possível observar no cotidiano empresarial, é o compartilhamento de informações e dados entre os departamentos da empresa e a área de TI. Para isso, é necessário que sempre haja flexibilidade e agilidade do departamento de tecnologia da informação.

Em suma, com o crescimento exponencial do uso da tecnologia, a área de tecnologia da informação precisa sempre se atentar às novas ferramentas que surgirem e contar com profissionais capacitados e atentos às mudanças para acompanhar o mercado.

Veja também: LGPD: As novas leis que flexibilizam as obrigações para as Pequenas e Médias Empresas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*