Inteligência artificial e aplicativos de celulares auxiliam portadores de deficiência visual e auditiva. Saiba mais sobre os benefícios do avanço tecnológico!

Sabemos que ultimamente os aparelhos celulares passaram a oferecem recursos de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência, dando a maior mobilidade e independência a este público.  No entanto, a inteligência artificial é um avanço do estudo da tecnologia e da ciência da computação e esses recursos não são dos dias de hoje. Estima-se que essa tecnologia começou a ganhar visibilidade no fim da segunda guerra mundial. 

Publicidade

Portanto, se você se interessa pelos benefícios que a tecnologia traz a humanidade bem como a história da mesma ou até mesmo conhece alguém que portada de alguma dificuldade acompanhe este artigo!

Como surgiu a inteligência artificial? 

As pesquisar sobre a inteligência artificial teve início após a segunda guerra mundial, com início dos estudos na faculdade estadunidense Dartmouth College, os principais responsáveis por esses projetos foi o Allen Newell, Hebert Simon e Jhon McCarthy.  

Publicidade

Esses cientistas foram responsáveis por criarem os conceitos da inteligência artificial mais importante do século XI. O principal objetivo desses estudos, é para criar maquinas que possam reproduzir a capacidade de pensar, resolver e realizar ações humanas através de símbolos da computação.  Atualmente, esse tema é bastante discutido por todas as pessoas, com os avanços da tecnologia. Essa realidade vem sendo retratada nos filmes de ficção cientifica a bastante tempo. Como, por exemplo, Metrópoles, um filme mudo de 1927 e o filme Eu, robô de 2004. 

Contudo, essa tecnologia está presente em todos os lugares, como fabricas, carros e hospitais. Além disso, a inteligência artificial se encontra no nível 1, definida como ‘’estreita’’. Entretanto, essa tecnologia está se avançando para o nível 2, denominada como ‘’geral’’, que ajuda, pessoas que perderam os movimentos do corpo.  

Publicidade

Aparelhos celulares com inteligência artificial  

O avanço da tecnologia, chegou para facilitar a vida de muitas pessoas, principalmente pessoas com deficiência. Os celulares são ferramentas de uso do cotidiano de muitas pessoas, e para ser acessível a todos foi criado a opção ‘’Acessibilidade’’ para pessoas com deficiências. 

O IOS e o Google Assistente (Android) são recursos para ajudar pessoas com deficiência visual, essa inteligência do celular auxilia pessoas com a ativação de voz, esse modo é feito para: responder às mensagens, fazer ligações, reservar restaurantes, ler as notícias entre outros. Com o comando de voz, o sistema compreende o que as pessoas querem, e depois fornecem a solução. 

Aplicativos para celulares para auxiliar pessoas com deficiência 

É um aplicativo feito para surdos que se comunicam pela Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), também serve para pessoas que desejam se comunicar com os surdos mesmo não tendo nenhum conhecimento sobre essa língua. Esse aplicativo está disponível gratuitamente par IOS e AppStore. Contudo, eles oferecem também recursos para empresas corporativas, é possível colocar no site da empresa a acessibilidade, para tornar o conteúdo mais inclusivo. 

Esse aplicativo é feito para que outras pessoas emprestem sua visão para os deficientes visuais. Contudo, o aplicativo é gratuito, ele tem um sistema de câmeras que conectas os deficientes visuais com pessoas que se voluntariam para ajudar através de fala. Por exemplo, como identificar locais, placas, fotos, validades de produtos entre outros.  

Esse recurso foi desenvolvido pela Apple, com o intuito de ajudar deficientes visuais por comando de voz. Esse aplicativo pode de atender gestos, ler conteúdo em voz alta, teclado em braile entre outros. Além disso, é possível assistir filmes com a descrição de cada cena e ainda escutar as legendas. Mas, o aplicativo só está disponível para IOS. 

Em suma, a Lei Brasileira de Inclusão, afirma que ter acesso às informações é um direito de todos. Contudo, muitas empresas estão apoiando a inclusão e a interação desse grupo, aderindo esses aplicativos auxiliadores. 

O que achou desses aplicativos? Se você não conhece, aproveite para testar. Enquanto isso, aproveite e comenta aqui em baixo o que achou do nosso artigo. Não deixe de acompanhar os nossos conteúdos, com informações seguras. 

VEJA TAMBÉM: Inteligência artificial e aplicativos de celulares auxiliam portadores de deficiência visual e auditiva. Saiba mais sobre os benefícios do avanço tecnológico!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*