Quanto a plataforma do Spotify pagou a Anitta com sua nova música ‘’Envolver’’?

Publicidade

Anitta caiu para a 2ª posição no domingo (27) após ocupar a 1ª posição no ranking global do Spotify por dois dias consecutivos com a nova música “Envolver”. Completando o pódio estava a música “Heat Waves” do grupo de rock indie britânico Glass Animals.

Publicidade

Até hoje, a música de Anitta foi tocada 93.545.180 vezes no Spotify. Mas quanto ganha a cantora brasileira? Vale ressaltar que o valor não é repassado diretamente ao artista, mas distribuído entre outros, como gravadoras, autores e editoras.

A plataforma Spotify

De acordo com mercado, a empresa repassa equivalente US$0,00348 centavos por execução. No entanto, esse valor pode variar dependendo se o ouvinte é assinante da plataforma ou usa a versão gratuita. Como uma estimativa aproximada, multiplicar o número de vezes que uma música é tocada na plataforma pelo valor pago por reprodução dá uma estimativa de cerca de US$ 325.537,22 para o Envolver no Spotify.

Entretanto, direitos artísticos somados aos direitos autorais, Anita fez cerca de metade disso. Ou seja, US$ 162.768,61. Então, a preços de hoje, quase 800 mil reais.

Afinal, ela ganhou apenas esse valor com a música?

Um relatório do Spotify de 2020 sobre como a empresa paga as peças mostra que havia mais de 13 mil artistas ganhando US$ 50.000 em 2020, e 7 mil deles ganharam o dobro. Portanto, apenas 870 artistas ganham mais de US$ 1 milhão por ano. O relatório também disse que cerca de US$ 5 bilhões em royalties foram pagos.

Além do salário do Spotify, a renda da carreira de Anitta é infinitamente alta. Após conseguir o primeiro lugar, ela foi convidada a fazer uma participação no show de Miley Cyrus, no evento do Lollapalooza e viu muitas reportagens na mídia nacional e internacional comemorando o feito.

Sobre a carreira de Anitta

Se tem alguém no cenário musical brasileiro atual que está se tornando cada vez mais um fenômeno no mundo da música, é Anitta. A artista do Rio de Janeiro atribui seu sucesso à capacidade de gerenciar sua carreira por conta própria. O público brasileiro ainda luta para entender o impacto internacional de sua trajetória. Portanto, o que parecia uma chuva de meteoros para muitos acabou se tornando muito sólido, graças à sua boa experiência em empreendedorismo.

Sua carreira no funk iniciou quando um dos maiores produtores de gênero do Brasil na época, o empresário do Furacão 2000, viu seu vídeo. Encantado com o talento que ela mostrou, decidiu mostrar o vídeo para Priscila Nocetti, chefe da produtora de funk.

Portanto, aos poucos, sua trajetória na música tomou forma e ganhou reconhecimento, mas ela ainda carecia de orientação e planejamento adequados. No entanto, na época, a cantora tinha um visual bem diferente do que o público conhece hoje, mas sua voz extraordinária e suas reboladas já eram sua marca registrada.

Saiba também: Anitta aceita convite da Nubank para participar do conselho de administração

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*