Saudades do Orkut? Desenvolvedor promete o retorno da rede social com novidades

Publicidade

O site oficial Orkut voltou a movimentar o mundo da internet na última quarta-feira (27). Há 8 anos sem sinal, a rede social que foi sucesso nos anos 2000, foi reativado pelo seu fundador, o engenheiro Orkut Buyukkokten com a promessa de novidades para seus usuários.

Publicidade

A mensagem publicada pelo próprio fundador no site orkut.com destaca a trajetória e o objetivo principal da plataforma. Ou seja, há 17 anos atrás foi criado uma pequena rede social. Os autores se dedicaram muito para tornar o orkut.com uma plataforma onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses. E é por isso que foi construindo algo novo.

O que é o Orkut?

Criado em 2004 pelo turco Orkut Buyukkokten enquanto trabalhava como engenheiro de software no Google, a rede social pretendia ajudar o máximo de pessoas ao redor do mundo a construir conexões autênticas com seus familiares, vizinhos, ídolos ou até aqueles desconhecidos que entram em nossas vidas.

Em 10 anos de atividades o orkut.com virou tendência e chegou a atingir a impressionante marca de 300 milhões de membros, no início o serviço era direcionado ao público dos Estados Unidos, mas maioria dos usuários da rede social eram da Índia e do Brasil, nesse período, nosso país teve 50 milhões de perfis pessoais ativos.

Contudo, após algumas reformulações no design do site e a inserção de alguns recursos durante sua existência. Em meados de 2012 com o surgimento da inovadora rede, Facebook, o Orkut foi perdendo forças até ser desativado pelo Google em 2014.

Funcionalidades do Orkut

Com o objetivo de interação entre os usuários, o Orkut no seu auge trouxe recursos que são lembrados até hoje. As comunidades eram grupos que reuniam pessoas que compartilhavam dos mesmos interesses tornando possível a criação de fóruns para discussão. Os depoimentos, era um campo direcionado para receber homenagens de amigos. E as correntes com mensagens de humor, fé, fofas ou de terror.

Os atributos, com ele era possível avaliar seus amigos como legais, sexys e confiável, o voto era anônimo e o resultado público. Buddy Poke, o usuário podia criar um avatar virtual e realizar ações com os membros. E os recados (scraps), hoje conhecido como mensagens diretas, em que eram deixados textos nos perfis dos colegas, podendo ser privado ou público.

O retorno do Orkut

Contudo, ainda não é possível realizar um login com uma conta antiga ou preencher um formulário para a criação de um perfil novo. No final do recado publicado pelo desenvolvedor da rede social há um espaço para quem tiver interesse, colocar o seu e-mail e receber as próximas novidades do projeto de Orkut.

Em suma, até o momento não se sabe se o orkut.com voltará com seu design antigo ou se será criada uma nova plataforma, o desenvolvedor também não especificou ao certo quando ocorrerá esse retorno. Além disso, o assunto da reativação da rede social virou trending topics no Twitter nos últimos dias, então é possível notar a grande expectativa do público para a volta do Orkut.

Veja também: LGPD: As novas leis que flexibilizam as obrigações para as Pequenas e Médias Empresas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*