Criatividade e inovação: Como essas duas palavras no mundo dos negócios se completam?

Nesta semana, o mundo celebra o Dia Mundial da Criatividade, World Creativity Organization que é considerado no mundo o maior festival. Além disso, mais de 100 cidades no Brasil, inclusive Blumenau, e mais 30 países pelo mundo participarão desses eventos totalmente gratuitos.

Publicidade

Contudo, o projeto já está em sua 5° edição e contará com mais de 1,5 eventos este ano, tanto online quanto ao vivo. Oficialmente, o Dia Mundial da Criatividade é comemorado em 21 de abril, mas a programação conta com eventos que abrangem três dias, sendo 20 a 22 de abril.

Publicidade

Nas cidades do Brasil

Em Blumenau, serão mais de 25 eventos. A prefeitura já falou sobre isso, acesse o site para saber mais. Entretanto, para que serve a inovação? O que significa criatividade? Inovação e criatividade são duas palavras diferentes que tem significados divergentes, mas, que se complementam, se enquadram e andam de mãos dadas, principalmente no mundo dos negócios.

Sabemos que a criatividade é uma habilidade quando temos uma ideia ou produto que geralmente foge da norma. A inovação é a forma praticada de criatividade, quando a ideia original produz valor. Resumindo: a criatividade precede a inovação. É por isso que eles vieram juntos. Se um não existe, não existe outro.

Publicidade

Inovação e criatividade

Em nosso mundo de inovação, vemos muitas ideias sendo concebidas. Muitos deles vieram de insights inesperados, daquele café da tarde, de redes informais. Mas colocá-lo em prática requer criatividade. Na verdade, inovação é criar coisas novas, atualizar e recriar. Pode até ser sinônimo de fazer melhorias ou mudanças em algo que já existentes. Mas para conseguir isso, é preciso ser criativo e considerar as possibilidades.

Viu como essas duas palavras são importantes? Se você quiser pensar ou se abrir sobre essas duas palavras incríveis, participe do evento do Dia Mundial da Criatividade. Este é um passo para entender mais sobre as semelhanças e diferenças do que são criatividade e inovação.

Afinal, o que inovação e empreendedorismo têm a ver?

Na verdade, os termos são praticamente sinônimos, dependendo da forma que for retratado. Afinal, o que um empreendedor pode fazer além de propor uma solução para o mercado para obter lucro? Se não é uma proposta de solução, o que é uma inovação?

Pois bem, dado o atual ambiente competitivo, podemos dizer que a inovação transcende os efeitos do comportamento empreendedor. A inovação também é preciso para que o posicionamento de uma empresa seja garantido diante dos consumidores.

Isso é verdade porque os princípios estruturais da sociedade de mercado levam as empresas ao desafio de melhorar continuamente seus produtos. O risco de ignorar esse fato é perder participação de mercado para aqueles que naturalmente tentarão agregar mais valor.

Saiba também: Empreendedorismo e inovação tecnológica: Como ambos geram ideias para o mercado

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*