Empreendedorismo e inovação tecnológica: Como ambos geram ideias para o mercado

O empreendedorismo e a inovação tecnológica são a combinação perfeita para o futuro surgimento de soluções para a economia mundial. Afinal, iniciar um novo negócio na era digital nunca foi tão fácil e barato. Mas, é claro que quanto mais o mercado encontra soluções para problemas comuns, mais soluções são necessárias.

Publicidade

Portanto, basta reconhecer que a possibilidade de otimizar o ambiente econômico não é possível. Isso porque todos os dias surgem novas startups com propostas e ideias que revolucionam o mercado. Dessa forma, novos paradigmas se configuram, apresentando problemas singulares, pois suas soluções são absorvidas pela sociedade.

Publicidade

No entanto, isso não é de forma alguma uma coisa ruim. Ou seja, é o oceano de oportunidades, que sempre insere novos empreendedores, melhorando a qualidade de vida das pessoas e estimulando o crescimento econômico.

Afinal, o que inovação e empreendedorismo têm a ver?

Na verdade, os termos são praticamente sinônimos, dependendo da forma que for retratado. Afinal, o que um empreendedor pode fazer além de propor uma solução para o mercado para obter lucro? Se não é uma proposta de solução, o que é uma inovação?

Publicidade

Pois bem, dado o atual ambiente competitivo, podemos dizer que a inovação transcende os efeitos do comportamento empreendedor. A inovação também é preciso para que o posicionamento de uma empresa seja garantido diante dos consumidores.

Isso é verdade porque os princípios estruturais da sociedade de mercado levam as empresas ao desafio de melhorar continuamente seus produtos. O risco de ignorar esse fato é perder participação de mercado para aqueles que naturalmente tentarão agregar mais valor.

A inovação

Mas se quisermos esclarecer esses termos para entender exatamente o que cada conceito significa, o que podemos falar sobre o tema inovação? Podemos ir além de simplesmente dizer que esse tópico é, e sempre será o futuro do mercado? De fato, inovação deve ser bem estudado que, em alguns casos, possui múltiplas interpretações.

Clayton Christensen, professor da Harvard Business School e autor de The Innovation Dilemma, é um dos que se aprofundam no tema. Em sua obra, o professor basicamente propõe uma teoria que futuramente para prever a economia de uma indústria, a maneira é popularizar a “inovação disruptiva”. Este conceito contrasta com outros conceitos mais intuitivos.

O empreendedorismo

É tentando definir o que é empreendedorismo que fica clara a relação direta entre esse conceito de inovação. O teórico do fenômeno de mercado Joseph Schumpeter acredita que o empreendedorismo é a capacidade de observar oportunidades e criar novos modelos para resolver problemas importantes. Em suma, empreendedorismo é a inteligência e a vontade de trazer para a realidade um serviço, modelo de negócio, produto ou qualquer proposta que inove o mercado e a sociedade.

Veja também: Cidades inteligentes: Veja oportunidades de negócios para quem deseja empreender

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*