Símbolo da overdose tecnológica que as gerações mais jovens estão recebendo, a rede social TikTok é um fenômeno entre crianças, adolescentes e jovens adultos. Não é incomum ver os pequenos com o celular na mão vendo (e até fazendo) os vídeos curtos e engraçados da rede social chinesa. Apesar disso, o uso do TikTok não é exclusivo das novas gerações. Muitos adultos e idosos também costumam interagir mais, produzindo pequenos materiais para suas redes e ganhando seguidores.
Sobre o TikTok
O TikTok é um sucesso consolidado, mas também é um perigo para a saúde das pessoas, principalmente dos mais novos que vivem, quase que integralmente, com o celular na mão. Especialistas apontam que o vício no TikTok pode causar dependência ao público que o consome, e isso pode ser a chave para o desinteresse de crianças e adolescentes em outras atividades fundamentais para o desenvolvimento delas.
Um estudo da Universidade Zhejiang, na China, posteriormente publicado na revista científica NeuroImage, mostra que algumas regiões do cérebro de crianças e adolescentes são estimuladas com a visualização de vídeos do TikTok. Essas regiões são caracterizadas pela sensação de prazer e recompensa.
Sobre a geração Z
Além disso, neuropsicólogos apontam que, em uma geração considerada fraca emocionalmente – como a atual – as consequências do uso excessivo do TikTok podem ser nocivas para a saúde dos jovens, tornando ainda mais fácil o desenvolvimento de dependência. Os costumes vistos em gerações passadas, como as brincadeiras presenciais, a prática esportiva e a relação face a face são extremamente prejudicados com o TikTok.
Contudo, de acordo com os especialistas, o uso das redes sociais atualmente é inevitável, mas deve haver um equilíbrio com outras atividades que fazem bem para a saúde. A convivência deve ser incentivada pela família em passeios, cinemas, teatros e outras atividades de lazer que estimulem a relação dos jovens com outras pessoas.
Dependência dos jovens na plataforma
A estrutura do TikTok é o grande ponto que causa dependência, principalmente nos jovens. O excesso de cores, sons e elementos que chamam a atenção são assimilados pelos neuroreceptores do organismo, causando uma atração e sensação de recompensa. Normalmente, os jovens abalados emocionalmente que já têm alguma tendência a buscar atividades que gerem conforto emocional são os principais afetados e se tornam dependentes.
Em suma, para piorar ainda mais a situação, a ferramenta oferece monetização, que paga por visualizações tanto para quem produz vídeos quanto para quem os assiste, atraindo ainda mais jovens que querem dinheiro sem precisar de ajuda dos pais. Portanto, o TikTok se tornou uma ferramenta perigosa aos jovens, que muitas vezes abusam do uso da ferramenta, e exige muito cuidado por parte dos pais.
Seja o primeiro a comentar