Limpeza do cachê: por que é tão importante utilizar esse recurso nos aplicativos do celular?

Publicidade

Usar as redes sociais diariamente se tornou praticamente uma obrigação para a maioria das pessoas. Mesmo que as redes não sejam usadas como ferramenta de trabalho, a necessidade de se manter informado e se comunicar com as outras pessoas é muito clara nos dias de hoje. Mas e quando suas redes sociais dão erro, o que acontece? Provavelmente, você já deve ter passado por isso um dia e ficou bastante preocupado com a situação.

Publicidade

Erros em aplicativos de redes sociais são comuns e, normalmente, associados a uma falha de utilização ou, até mesmo, problema geral (com a maior parte ou todos os usuários). Não é incomum vermos, por exemplo, WhatsApp, Facebook e Instagram fora do ar. Nessas situações, os usuários costumam migrar para o Twitter e, em poucos minutos, o assunto vira um dos mais falados da rede.

Só que há casos em que o erro é isolado e acontece com apenas uma pessoa, ou em um número bastante reduzido. Nestes casos, algumas medidas podem ser adotadas para voltar a utilizar o app como antes. Geralmente, a ideia de reiniciar o celular ou computador é a primeira que vem à cabeça das pessoas, mas isso, em muitas ocasiões, não funciona, sendo necessário realizar outras ações.

Limpeza do cachê

Uma delas – uma das mais importantes, aliás – é a limpeza do cachê. E os usuários não se atentam a isso. Reiniciam o celular várias vezes, desinstalam e reinstalam os aplicativos repetidas vezes e ignoram o cachê, que fica lá gerando o tal erro. O cachê nada mais é do que um espaço que armazena arquivos inúteis do seu celular. Às vezes, por exemplo, um aplicativo carrega um arquivo para ser instalado. Após a instalação, esse arquivo se torna inútil e é jogado no cachê. Assim, ele fica lá, ocupando espaço e até gerando algumas falhas, dependendo do arquivo e da compatibilidade dele com o sistema operacional do celular.

É ideal limpar o cachê das redes sociais com frequência. Essa espécie de “lixeira” pode guardar muita coisa que não serve para seu aplicativo funcionar, e pior: dificultar o funcionamento dele. Além de provocar bugs, o cachê também pode ocupar um espaço considerável em seu celular, podendo chegar a até 1GB.

Como limpar?

Para limpar o cachê e se livrar deste problema, acesse as configurações do seu celular, procure o aplicativo que desejar e clique em “Armazenamento e dados”. Lá, você vai ter a opção de excluir o cachê do aplicativo. Use esse recurso a seu favor e evite erros desnecessários em seu celular.

Veja também: TikTok vicia e representa perigo para a saúde dos jovens

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*