O Metaverso é uma realidade em estado de incerteza, e muitos acreditam que será implementado em breve, enquanto outros acreditam que a tecnologia exigirá muito desenvolvimento para atingir o nível ideal das ideias fundamentais deste universo. Porém, quando se falava de internet nas décadas de 70 por exemplo, a ideia era a mesma de hoje, e por incrível que pareça, a 10 anos atras quase todos começaram a acessar a internet.
Aliás, é essa ubiquidade de acesso (a internet faz parte do cotidiano, afetando a dinâmica laboral e social) que tem permitido o teleprocessamento durante a pandemia. Com isso em mente, sua implementação é apenas uma questão de tempo.
Como será a interação entre o metaverso e o e-commerce?
No entanto, há um fator a ser considerado nessa dinâmica: como serão as interações do comércio eletrônico no mundo virtual? Diante disso, acreditamos que terá um crescimento nas experiencias personalizadas quando se trata do e-commerce. Uma pesquisa realizada no ano passado (2021) mostra que 71% das pessoas tem expectativas de experiencias diferentes. Mas, 76% também disseram que não ficariam chateados se isso não acontecer.
No entanto, é fato que o metaverse proporcionará aos clientes um outro nível de experiência, permitindo-lhes aceder às lojas virtuais em ambiente digital a qualquer momento em todos os lugares. Além disso, a estimativa é que essa implementação seja feita gradualmente para que seja popularizado nos próximos anos, exatamente como os smartphones e computadores.
Afinal, O que significa o Metaverso?
Tudo começou com o Neal Stephenson, que em seu livro publicado ‘Snow Crash’ utilizou o termo pela primeira vez, em 1992. Na ficção científica, o termo se refere ao mundo virtual 3D, onde contém pessoas reais em avatares virtuais. Ou seja, mesmo que esse termo foi citado no livro, esse mundo virtual já é retratado em filmes há muito tempo. Por exemplo, o filme Matrix e o Ready Player One, são diferentes, mas que mostram o termo Metaverso de diferentes maneiras.
Portanto, esse conceito é definido nesse livro como ‘’um mundo de simulação em 3D, que mostram identidade, histórias e objetos de forma sincronizada ilimitadamente, com presenças individuais. Contudo, para simplificarmos esse termo, o Mark especificou como: Espaços virtuais que podem ser explorados e criados juntamente com outras pessoas que não precisam estar no mesmo lugar físico que você.
Como o Metaverso mudará o cenário das empresas?
Mesmo que o Metaverso seja interação social, com os novos investimentos no assunto, o esperado é que futuramente marcas e empresas criem plataformas e ambientes virtuais que sirvam para fornecer e vender produtos. Então, com essa função, será possível ter várias gamas com as mais variadas atividades para o usuário. Ou seja, além das criações de ambientes, será possível criar recursos de gamificação, com o intuito de render benefícios e engajar os usuários.
Portanto, futuramente poderemos entrar nessas lojas 3D de grandes empresas, e efetuar compras, participar e ter benefícios. Temos como exemplo o jogo Fortnite, que possibilitou que os jogadores acessem programas que mostram estratégias certas para jogar. No entanto, essa maneira de interação só irá fazer sucesso de acordo com o comportamento do público.
Para finalizar, mesmo que essa função não seja nova, esse assunto chegou para ficar. Por isso, no Brasil o investimento de empresas e empresários será o caminho para que essa nova forma de interação chegue no país, e auxilie no cotidiano dos brasileiros.
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