Saiba se seu celular vai funcionar com a tecnologia 5G

Publicidade

A implementação da tecnologia 5G no Brasil segue sendo realizada. A cada dia que passa, a rede se expande mais. Mas será que seu celular vai funcionar com essa tecnologia? Desde o início da implantação do 5G, alguns celulares começaram a apresentar, na barra de informações (que fica na parte superior da tela), um “sinal 5G” que não corresponde à tecnologia. Trata-se de um 5G falso.

Publicidade

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, pediu para que as operadoras não mostrassem o sinal de 5G em celulares que não correspondem à nova tecnologia. Alguns smartphones homologados no Brasil pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vão funcionar no “5G verdadeiro”, em 3,5 gigahertz. É a versão pura da internet de alta velocidade que pode ser de 20 a 100 vezes mais rápida que a 4G.

Os celulares

Alguns aparelhos celulares já possuem capacidade para receber a tecnologia. A Apple tem modelos acima do iPhone 12 que são capazes de receber essa tecnologia. Alguns deles são o iPhone SE, o 13 Pro, o 13 Pro Max, o 13 Mini e os modelos iPhone 12, incluindo o 12 Pro, 12 Pro Max e 12 Mini. Se você ver mensagem de 5G no iPhone 11, por exemplo, a informação é falsa. A tecnologia é possível apenas a partir do iPhone 12.

Aparelhos da Motorola também recebem a tecnologia, como os modelos Edge e alguns Motos G. Já na Samsung, o Galaxy Note 20 e modelos das linhas Z, S, A, M – a maior parte intermediários – também, além de alguns de topo de linha.

Da marca Azus, são quatro modelos. Da Realme, três. Há ainda um modelo Nokia, um Lenovo, um Positivo e um TCL. Não adianta comprar um celular com suporte 5G sem que a operadora ofereça compatibilidade com a nova rede. Os aparelhos da marca Xiaomi, por exemplo, têm uma minoria que saiu de fábrica com suporte à tecnologia.

Impactos

A nova geração da internet móvel 5G, além de permitir conexões mais rápidas (em teoria, de até 1GB, mas na pratica acima de 100MBs por pessoa, sendo ao menos 10 vezes mais rápida que o 4G), permite downloads e uploads mais rápidos e baixa latência. Isso deve provocar um efeito direto nos jogos on-line, que serão mais estáveis, gerando impacto na indústria da tecnologia.

Se seu celular tem suporte 5G e estiver na lista oficial e em uma área de cobertura, mas a rede não estiver funcionando bem, o uso do 5G pode exigir que você troque o chip por um atualizado. O processo é feito na sua operadora.

Saiba também: 5G começa a operar em São Paulo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*