5G começa a operar em São Paulo

Publicidade

Após nove meses desde o leilão do 5G, a quinta geração de telefonia chega em São Paulo com velocidade de até 400 Mbps.  

Publicidade

Nesta quinta-feira (4), o 5G estreou em São Paulo após aval da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A frequência disponibilizada na cidade é de 3.5 GHz, e promove promessas sobre revolucionar em vários aspectos; agricultura, indústria e outras cidades.  

Primeiros testes de velocidade 5G

À meia noite desta quinta-feira (4), a velocidade de download das novas faixas já variava entre 300 e 400 Mbps. Durante a manhã, a mesma dinâmica foi observada. A velocidade opera 4 vezes acima da velocidade da atual geração, 4G, cuja média varia entorno de 100 Mbps.  

Dispositivos e cidades autorizadas

Embora a maior cidade do país, foi apenas a quinta a receber o aval para poder operar nas faixas da quinta geração. Primeiro Brasília, Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte. O leilão foi necessário para determinar quais empresas poderiam viabilizar o serviço através das faixas de frequências.  

As operadoras de telefonia congregaram, na semana passada, em São Paulo, para obter decisão favorável da Anatel. A cidade, portanto, recebeu a autorização em reunião extraordinária da agência na terça-feira (2).  

É necessário trocar de plano?

A Vivo, a Tim e a Claro anunciaram não haver necessidade de alterar o plano, embora avaliem que, em breve, poderão lançar contratos que forneçam uma melhor experiência para este tipo de serviço.  

Explicando o 5G 

A quinta geração de telefonia fornece ampla velocidade de recebimento e envio de dados. A transmissão se torna muito mais dinâmica e promete revolucionar todos os aspectos da vida produtiva e tecnológica. Há também a queda brusca de latência para transmissão em tempo real. O tempo de resposta de dispositivos como computadores e celulares se tornará drasticamente menor.  

O 5G está associado à produtividade mais volátil, ao aumento de produção no agronegócio, na saúde e diversos setores.  

Em operação pura, o 5G atinge, em média, 1 Gbps (Gigabit por segundo), portanto, dez vezes maior que a atual faixa de transmissão. Um exemplo que ilustra bem é o download de um arquivo de 5 GB, que demoraria 42 segundos para ser baixado. O potencial de velocidade desta faixa é de 20 Gbps.  

A Ericsson estima que 2027 será o ano em que a tecnologia estará plenamente assimilada na sociedade. 4,4 bilhões de usuários da quinta geração no mundo. A projeção é que até o fim deste ano, o número de usuários seja de 1 bilhão de pessoas.

 

Saiba mais:https://tecnologia.boasideias.com.br/febre-na-internet-tiktok-vicia-e-representa-grande-perigo-para-a-saude-dos-jovens/

 

5G prevê ampliação do mercado

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*