Você sabia que é possível assinar documentos de forma digital? Veja sites de assinaturas eletrônicas

A assinatura digital de documentos é uma opção amplamente utilizada em ambientes profissionais. Existem vários sites que permitem que você faça login eletronicamente em algumas etapas. Contudo, esses serviços oferecem a opção de assinar arquivos usando diferentes controles: telefones celulares, tablets, notebooks, cursores de mouse ou teclados de PC. Em alguns casos, você pode carregar uma foto com a assinatura de um documento. Lembre-se de que o registro digital tem efeito legal e também pode ser usado para substituir assinaturas manuscritas padrão.

Publicidade

O que é assinatura digital

A assinatura digital é uma tecnologia que usa a criptografia para verificar e confirmar a integridade e segurança de documentos eletrônicos. Afinal, com o avanço enorme da tecnologia, grande parte do mercado migrou para o arquivamento de documentos digitais.

É por causa desse avanço que uma grande quantidade de informações e assinaturas manuscritas que verificam contratos e outros conteúdos da mesma forma precisam ser autenticadas. Portanto, em 2001, os documentos digitais tinham efeito legal em todo o Brasil e podiam até substituir completamente os documentos em papel, desde que fossem assinados digitalmente.

Publicidade

Além disso, a assinatura digital é uma garantia online na negociação, e o editor do arquivo digital é a identidade que reivindica. Portanto, torna-se um recurso no qual os usuários podem utilizar a identificação na Internet. Desta forma, não importa quem assine, é através desta assinatura digital que prova que é a pessoa que disse.

Sites de assinaturas eletrônicas

  • DocuSign

DocuSign é uma plataforma online que possibilita as pessoas a assinarem documentos digitalmente. Então, para assinar é fácil e simples, basta entrar no site e inserir o documento que será assinado, indique a plataforma o nome e o e-mail do assinante. Após isso, insira uma marcação nos espaços que precisam de inscrição para envie o documento.

Publicidade

O destinatário receberá um e-mail contendo o arquivo. Para assinar, você pode escolher uma das assinaturas predefinidas ou criar uma com determinados dispositivos. No entanto, o DocuSign oferece assinaturas eletrônicas gratuitas, mas, também existem planos pagos que oferecem aos usuários muitos recursos adicionais. Os custos variam mensalmente de $ 10 a $ 40.

  • Small PDF

O Small PDF é bom para que os usuários assinem documentos online de forma rápida e fácil. A plataforma é fácil de navegar, basta visitar o site oficial para se inscrever nos arquivos. Agora, a pessoa pode carregar o arquivo clicando na opção ‘’Escolher arquivo’’. Então, para conseguir assinar um documento online, a pessoa deve apertar o botão de ‘’Sua assinatura’’ na parte de cima da tela, e logo após adicionar a assinatura online. No entanto, a assinatura pode ser feita tanto com o mouse quanto com o touchpad do notebook, basta digitar o nome e selecionar o estilo da fonte, ou tire uma foto da assinatura e carregue o upload da imagem para o site.

Entretanto, para utilizar o Small PDF, o usuário precisa primeira ser cadastrado na plataforma. Mas, lembrando que existem recursos fornecidos pelo site que exigem o cadastro e são pagos. Por exemplo, o recurso que permite o envio de arquivos que solicitam assinaturas de terceiros. O plano mensal custa aproximadamente US $9 por pessoa, dando ao próprio usuário acesso a muitos recursos adicionais. Em outras palavras, o site possibilita que os usuários novos experimentem a plataforma de forma gratuita por 7 dias.

  • ilove PDF

Contudo, a plataforma iLove PDF é uma das outras opções de assinaturas digitais. No entanto, para usar esse serviço o usuário precisa apenas aperta na opção ‘’Selecionar PDF’’ e logo em seguida carregar o arquivo que será assinado. Mas, o site pergunta se o arquivo é para assinatura pessoal ou de terceiros.

Para enviar um arquivo para outra pessoa para assinatura, a pessoa verá informar na hora o e-mail do destinatário e adicionar um marcador nos campos de assinatura. Porém, caso o usuário deseje apenas assinar o arquivo com a assinatura pessoal, clique em “Somente eu”. O recurso da iLove PDF permite que a pessoa insira uma assinatura do teclado do PC, escreva com o cursor do mouse ou carregue uma foto com uma inscrição.

Todavia, para assinar esses documentos não é necessário se cadastrar na plataforma, mas para uso de assinatura de terceiros a plataforma pede para que o usuário faça o login. Além disso, você também pode usar o plano premium iLove PDF para acessar recursos adicionais por uma taxa mensal de R $ 11.

  • Clicksign

Clicksign fornece soluções para assinaturas, automação de contrato e integração de assinatura e serviço. O plano pago pela ferramenta varia de 39 reais a 149 reais mensal. Porém, o solicitante deverá se cadastrar no site para que seja possível utilizar os recursos gratuitos. Agora, para fazer a assinatura basta enviar o arquivo necessário para a plataforma, e entrar com sua senha e login. Após clique em ‘’Adicionar Documento’’ e coloque o e-mail para qual o arquivo irá.

Entretanto, não esqueça do formulário que a plataforma pede de identidade no campo que está em branco, faça um token de verificação, o mesmo será enviado para o SMS ou e-mail. Então, após isso o signatário receberá um documento que pode ser assinado digitalmente, solicitando apenas o CPF, data de nascimento e a verificação de ‘’Não sou um Robô’’. Ressaltamos que não precisa ser inscrito no site para a utilização do mesmo, afinal é gratuito.

 

Veja também: Os melhores equipamentos para auxiliar no seu home office

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*